Carretilhas x Molinetes
Escolha entre um e outro vai depender do equilíbrio entre as vantagens e as desvantagens apresentadas | |
Pescar é uma grande emoção e disso ninguém duvida. Mas você, que é marinheiro de primeira viagem, sabe qual é o melhor equipamento para uma boa pescaria? Você é adepto do molinete ou da carretilha? A carretilha é considerada melhor que o molinete nos trabalhos com vara e isca, mas seu manejo exige experiência. Depois da prática, as vantagens da carretilha são arremessos mais longos e precisos, maior controle das iscas e maior força de tração no momento da briga com o peixe. Por outro lado, as carretilhas formam cabeleiras (para os iniciantes), são mais difíceis para arremessos com iscas leves e pior ainda quando forem contra o vento. | |
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assificação das carretilhas | |
Tipo: Leve Linhas: linhas de 0.14 a 0.20 mm (3/6 lb) Tipo: Média Linhas: linhas de 0.23 a 0.37 mm (8/20 lb) Tipo: Pesada Linhas: linhas de 0.40 a 0.62 mm (25/48 lb) Tipo: Extra-pesada (usada em pesca oceânica) Linhas: acima de 0.62 mm (48 lb) | |
Componentes da carretilha | |
Freios mecânicos ou magnéticos: As carretilhas são dotadas de freios mecânicos ou magnéticos, que têm por finalidade evitar a formação de cabeleira. Para uma boa regulagem do freio, deve-se segurar a vara na horizontal, liberar gradativamente o freio, com a carretilha destravada, até que a isca artificial ou o conjunto, chumbo e isca natural, desça lentamente. Este é o ponto ideal de arremesso. Gear ratio A expressão em inglês gear ratio indica a relação de recolhimento. Exemplo: Gear 5:1 – indica que, para cada volta da manivela, são 5 voltas no carretel. Esta relação é muito importante, quando se pesca com iscas artificiais. Rolamentos A expressão em inglês ball bearing indica ser uma carretilha com rolamentos. Quanto mais rolamentos, melhor a carretilha. | |
Dicas: Colocando a linha A colocação da linha em uma carretilha deve ser feita com o carretel colocado frontalmente, de forma que gire enquanto estiver abastecendo a carretilha. Desta maneira, evitam-se torções na linha. Tome cuidado para não enchê-lo demais ou de menos, respeitando um espaço de 1,5 m até a borda do carretel. Coloque linha, de preferência, conforme as especificações da linha utilizada. Nunca utilize uma linha fora da especificação da sua carretilha. Regulando o freio Para fazer o arremesso com carretilhas, com o equipamento já montado, execute a regulagem de freio. Isto é feito usando o botão de sintonia fina, de maneira que, ao balançar a vara, a linha com a isca ou o peso desça suavemente. Regulando a fricção Tanto para molinetes, carretilhas ou spincasts, o sistema de fricção normalmente é o mesmo. Um dispositivo de regulagem do carretel permite liberar as linhas com a pressão desejada. Isso é útil para evitar excessos tanto de resistência como de liberdade para os peixes. Com a linha mais solta, os peixes têm facilidade de levar muita linha e enroscá-la, ou tomar muita linha de seu carretel. Ainda, se estiver muito fechada, pode romper logo nas primeiras corridas. Essa pressão precisa variar de acordo com a linha e a modalidade de pescaria que você estiver fazendo. Arremessando com sua carretilha Para executar o arremesso, você deve liberar o carretel acionando o botão do lado direito, ou o auto cast, quando a carretilha for dotada deste recurso. Use o polegar para manter o carretel preso. Ao arremessar, alivie a pressão do polegar, permitindo que o carretel gire e libere a linha, continuando o movimento. Importante: no momento em que a isca toca na água ou chega ao alvo desejado, exerça pressão novamente com o polegar, não permitindo que o carretel continue girando, evitando, desta forma, as famosas “cabeleiras”. |
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